quinta-feira, 25 de abril de 2013

Curiosidade do Dia: Obelisco

Você sabia que o obelisco que se encontra no Parque Internacional tem uma simbologia maçônica? 

Mas o que é um obelisco?!?
Pois bem, um obelisco é um monumento originado do Antigo Egito, que simbolizava proteção / defesa. É uma pedra, de uma base quadrangular, colocado em posição vertical e terminando com uma pirâmide em seu topo. O corpo é um bloco longo de uma seção tronco cônica e a pirâmide simboliza os raios do sol.


Foto de Bárbara Peruchena


O obelisco foi uma doação da Maçonaria para o Parque Internacional na época de sua construção. Ele diferente dos demais por ser triangular e não cilíndrico ou quadrangular. Simboliza a união das duas cidades. Possui os Escudos do Brasil e do Uruguai, placa recordatória e um relógio no seu topo, onde marca as horas da duas localidades - cada um em direção ao seu respectivo país. 


Foto de Barbara Peruchena


Segundo o Historiador Ivo Caggiani, o Parque foi construído em três planos (um número muito usado pela Maçonaria) e o marco divisório ou "Obelisco" é triangular (o triângulo é também uma figura muito usada na Maçonaria) e que foi inaugurado no dia 26 de fevereiro de 1943. Ao redor deste obelisco, cuja base é construída em três degraus, o "petit pave" (com o qual foi feito o piso da maior parte dessa praça) apresenta o desenho de uma corrente formada de 33 elos (o número 33 é o grau máximo da Maçonaria). Por sua vez esse obelisco, surgindo por cima das correntes e apontado para a imensidão azul do céu, simboliza a LIBERDADE.

Fotos de Bárbara Peruchena


No segundo plano, está localizada uma Fonte Luminosa, na qual dançavam as águas, símbolo da IGUALDADE, que é a essência natural da vida e da pureza original e absoluta, as quais se elevam os espíritos superiores. Essa Fonte foi inaugurada no dia 25 de agosto de 1953, apresentava 18 jogos de luzes, formando dezenas de variações de jatos de água. No momento esta fonte não esta em funcionamento.


Foto de Bárbara Peruchena

Finalmente o terceiro plano, que seria a sustentação do conjunto e onde foi colocada uma estátua de bronze representando a MÃE, originalmente destinado à infância que é a expressão da inocência livre de toda culpa, simboliza a FRATERNIDADE, com que sonha toda humanidade. A estátua da Mãe, obra do escultor uruguaio José Belloni e que foi doada pelos Rotary Clubes de Sant´Ana do Livramento e Rivera, foi inaugurada no dia 24 de abril de 1960.
Foto de Bárbara Peruchena


Fonte: http://www.fronteiradapaz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário