domingo, 18 de novembro de 2012

Viajando na Leitura

Já faz um tempo que tenho uma relação de amor e ódio com esse livro, fiquei MUITOOO tempo lendo ele. Mas quando terminei decidi que precisava compartilhar com vocês.

O livro dessa semana é do Helio Setti Jr.




O livro é um diário de viagem do autor, onde este conta sobre a volta ao mundo que fez em dois veleiros. Primeiro no Brasileirinho que era dele e de um amigo, depois vendeu sua parte e comprou o Vagabundo onde terminou sua travessia.  



Segundo a Revista Náutica, o livro foi editado postumamente pelo primo de Hélio, o jornalista Ricardo A. Setti, a partir dos originais do livro que Hélio Setti Jr. escreveu e pretendia publicar, com base no diário de bordo de sua viagem de mais de quatro anos pelos mares do mundo e na extensa correspondência que trocava com seus pais. 

 É um livro bem gostoso de se ler, com uma linguagem coloquial, super simples. Para quem gosta de barcos e tal tem partes no livro em que o autor classifica como "para navegantes", onde tem mais informações técnicas da viagem.



O mais interessante do livro e que tu conhece vários lugares do mundo junto com o Helio e os tripulantes do veleiro, lugares incríveis e com uma visão de um cara que não quer apenas conhecer o "bonito", e sim a essência do local.





Trechos e fotos do livro que mais gostei. . .

"Com o tempo aprendi que, se a saudade é inevitável, também é preciso não se abater por ela. De nada adiantava me lamentar. Afinal, a decisão de sair por aí tinha sido minha. Aprendi a guardar a saudade com carinho, deixando a dor de lado. De qualquer maneira, seu sorriso estava ao meu lado, sua voz carinhosa me sussurrava ao ouvido."


























"É incrível como tudo na vida, quando se faz sem pressa, adquire muito mais sabor. A pressa só serve para nos deixar menos sensíveis, menos atentos a tudo o que acontece em volta. Com pressa se perdem muito dos detalhes, que são tão importantes nas coisas. Os fatos são feitos de detalhes, de nuances, de pequenas particularidades, que quando somadas formam o todo. Perdendo-se os detalhes ainda se vê o todo, mas jamais sua profundidade."



"Melhor que bom tempo é ter muito tempo. O Sol se escondeu e as estrelas piscaram todas para nós."




" Sempre surgem contrastes, novidades que tornam a vida intensa, rica. Mas o bonito de tudo isso é viver dentro dessa riqueza mutante e sempre presente estando em paz consigo mesmo. É difícil descrever essa sensação de a vida ser intensa e, ao mesmo tempo, tranquila."




"É muito divertido você não ter onde ir e nem saber onde ficar. E o melhor é não ter pressa nem de ir, nem de ficar."




"... essa explosão de beleza ao redor. Muita paz no lugar, com o murmurar da cachoeira ao longe, vez por outra o pio de um pássaro e uma imensa solidão, longe de tudo. (...) Ali também me senti diminuído diante da grandiosidade daquelas montanhas."



"É uma sensação nobre de estar num ambiente estranho e conseguir se misturar sem perturbar nada à sua volta. Me fazia muito bem esse pequeno quinhão de sabedoria que havia adquirido."


"Depois de tudo o que vivi e aprendi no mar, naquele momento senti o quanto eu sabia pouco sobre os segredos, humores, os mistérios do mar. O mar, das coisas que podemos tocar, é a mais infinita. (...) Não existe medida para medi-lo, não existe vista que ultrapasse seu horizonte, não há ser humano que mergulhe até seu fundo ou consiga nadar o oceano inteiro. O mar é a maior expressão da natureza, e é ela a essência, a alma, a razão de ser do mundo em que vivemos. A natureza é absoluta. É Deus. E o mar é a sua maior imagem." 



Espero que tenham gostado. Se você tiver alguma dica de livro e quiser compartilhar connosco envie para o email barbaracperuchena@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário