quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Curiosidade do Dia

Você sabia que Santana do Livramento recebeu diversos exércitos, de diferentes revoluções!?


Imagem ilustrativa 


Pois Santana recebeu alguns soldados de passagem, como por exemplo os do “exercito pacificador da banda oriental”, esse exército dividia-se em duas colunas, sendo que uma delas acampou em território oriental, às margens do Rio Ibirapuitã, no atual município de Santana do Livramento, recebendo o nome de “acampamento de São Diogo”.

O acampamento de São Diogo serviu de base de operações de um destacamento ao comando do Capitão José de Abreu, que expulsou várias vezes da região os artiguenhos que tentaram invadi-lo. Em 1814, o São Diogo foi incendiado por Verdun, seguidor de Artigas. Seus habitantes abandonaram o local e se estabeleceram em Alegrete, dando origem à atual cidade. São Diogo passou a ser conhecido, desde então, por Capela Queimada.

Esse acampamento de tropas, às margens do Rio Ibirapuitã, que chegou a ser pomposamente de “ Cidade de São Diogo”, realmente foi a semente do povoamento da Região e conseqüentemente de Santana do Livramento.
Foi somente em 1814, que o governo, preocupado com a política de consolidação e posse do território da então fronteira do Rio Pardo, passou a distribui-lo em sesmarias. Velhos soldados do “Exército Pacificador” e outros súditos da Coroa receberam então as primeiras doações de terras na região que hoje forma o Município de Santana do Livramento. Entre os agraciados figuram: Antonio José de Menezes, Belarmino Coelho da Silva, Antonio Alves Correa, Antonio Caetano da Silva, Custódio Teixeira Pinto, Antonio Pinto de Azambuja, Felipe Castanho de Araújo, Francisco Antonio da Fonseca, José Francisco de Amorin, José dos Santos Jardim de Menezes, Joaquim José da Silva, Manoel Alves Coelho de Morais, João da Costa Leite, etc.


Fonte: Armour: Uma aposta no pampa; Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário