Agora em Julho surgiu a oportunidade de fazer um curso de formação em Turismo Rural, totalmente gratuito. Este curso é uma das ações do projeto Urb-Al, ele é oferecido e ministrado pelo pessoal do Senar - RS, tem duração de um ano e os encontros são feitos 2 ou 3 dias (consecutivos) ao mês. Além de Santana do Livramento, as cidades de Rivera, Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul também fazem parte do projeto Urb-Al. Aqui na Fronteira está sendo desenvolvido subprojetos nas áreas de Bovinos de Leite, Ovinos, Mata Nativa e o de Turismo Rural.
No site do projeto consta que já foi feito o processo de identificação, demarcação de trilhas e a redescoberta de um passado histórico pouco explorado e desconhecido, até por nós santanenses.
"Seis trilhas ecológicas estão em fase de georreferenciado e relatórios ambientais. Técnicos das áreas de turismo rural, biologia e imagem, com apoio da Patrulha Ambiental, excursionam pelo interior da APA, deslumbrando-se com cenários e convencidos de que o trabalho executado através da Prefeitura Municipal, coordenado pelo Município de Borba (Portugal) e co-financiado pela Comunidade Européia, será um marco na história do turismo ambiental na Fronteira do Rio Grande do Sul e na vida de dezenas de famílias envolvidas."
Imagem de reprodução: Urb-al - Casa com mais de 200 anos foi um dos cenários da passagem do Imperador Dom Pedro pela Fronteira da Paz. |
No mês de julho (dia 23) foi feita a primeira etapa ( sensibilização) com os alunos (cerca de 40 alunos), na Estância Lolita da Brigada Militar - Cerros Verdes. A propriedade tem um cenário simplesmente lindo.
Abaixo alguns registros que fizemos na Estância Lolita...
Foto de Bárbara Peruchena |
Foto de Bárbara Peruchena |
Foto de Bárbara Peruchena |
Foto de Bárbara Peruchena |
Foto de Bárbara Peruchena |
Foto de Bárbara Peruchena |
No final da tarde presenciamos um super pôr do sol, muito lindo mesmo. Já até postei um outra foto dele aqui.
Foto de Bárbara Peruchena |
Foto de Bárbara Peruchena |
Achei super interessante o curso, inclusive participei da primeira etapa. No total são 10 módulos, abrangendo assuntos como práticas de gestão, trilhas ecológicas, roteiros, identificação de produtos, quantificação de produtos, gastronomia, artesanato e cuidados de preservação do meio ambiente.
Se você também gostou entre no site do senar e veja os cursos oferecidos na sua cidade. O Senar é uma instituição público-privada, onde fazem parceria com sindicatos rurais e entidades que tenham interesse nos cursos oferecidos para sua cidade.
Alguma duvida ou curiosidade?? Deixa seu comentário que respondemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário