domingo, 26 de agosto de 2012

Olhares

Núcleo de Estudos Fronteiriços em Santana do Livramento.



Núcleo de Estudos Fronteiriços faz parte da UFPel. Trata-se de um Centro de Integração do Mercosul onde se realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a integração regional. Foi inaugurado durante a visita dos presidentes Lula, do Brasil e Mujica, do Uruguai à nossa Santana do Livramento em 30 de julho de 2010.

Segundo resolução dos Ministros de Educação do Mercosul (Buenos Aires, 2006) o Setor Educacional do Mercosur (SEM): "promoverá educação de qualidade para todos como um fator de inclusão social e desenvolvimento humano e produtivo, bem como fortalecerá as atividades nas zonas de fronteira dos países do bloco".
O Núcleo de estudos Fronteiriços se constitui em espaço disponível para toda a comunidade e para as universidades brasileiras, uruguaias e demais países-membros do Mercosul que desejam se dedicar às atividades de pesquisa e extensão na área de integração regional.


As peculiaridades culturais, econômicas e sociais nas regiões de fronteira tem sido tema recorrente no processo de integração nos países do Mercosul.  A implantação do Núcleo de Estudos Fronteiriços na fronteira Santana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai tem como foco principal, estudar a integração entre os países a partir do território fronteiriço, pois deste, emergem de fato os processos de integração social, bem como são experimentadas em primeiro plano as decisões governamentais relativas ao processo de integração.


Alguns objetivos do Núcleo de Estudos Fronteiriços:

- apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas;
- proporcionar atividades de ensino, pesquisa e extensão das demais Universidades brasileiras;
- manter programas permanentes de ensino tanto de graduação quanto de pós-graduação relacionados com esta área de conhecimento;
- promover debates, palestras e seminários sobre o Mercosul e outros assuntos relevantes à comunidade acadêmica e a sociedade em geral;
- estimular à relação sócio-cultural entre o Brasil e os países do Mercosul;


Fonte: UFEpel


Achei super interessante os objetivos, já inclusive participei (e pretendo seguir participando)  de um projeto na área de Turismo Rural (já falei dele aqui). 



Por hoje é isso, aguardamos seus comentários, sugestões e dicas.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário