Você sabia que Santana do Livramento faz parte do Roteiro Turístico Martin Fierro??
Poucas pessoas sabem que a nossa Santana faz parte de algumas Rotas e Roteiros turísticos... Hoje venho falar do roteiro Martin Fierro, que abrange o Pampa Gaúcho, e tem como temática central os versos da "epopéia guasca".
Esse é um roteiro rural realizado em 2 vinícolas (Vinhedos Almadén e Vitivinícola Cordilheira de Sant'Ana)e 4 estâncias (Estância da Glória, Fazenda Palomas, Estância Vento Aragano e Estância Cerro Verdes), cada propriedade aborda um enfoque específico. Estes são locais no qual o turista vivenciará a linguagem regional, a gastronomia, as lidas campeiras, as novas formas de ocupação econômica da região, aprendendo assim um pouco da nossa história. O roteiro passa pelo centro da cidade, com visita a sala de exposições composta com o acervo sobre o gaúcho, a obra e autor. Após, o roteiro segue à casa onde José Hernandez se hospedou em seu exílio em Livramento, e onde nasceu o folclorista gaúcho Paixão Côrtes.
"Ao lado o escritor argentino José Hernández e sua obra Martin Fierro, que foi iniciada em Sant'Ana do Livramento nos anos de 1871/1872, dai a ideia do roteiro baseado nessa publicação."
O roteiro é uma iniciativa do Projeto de Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento. Foi o primeiro a ser lançado através deste projeto, também foi apresentado no Festival de Turismo de Gramado e no Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.
Foto de Estância Gloria |
O projeto é uma forma de incrementar o fluxo turístico na região, pois promove o turismo rural (já fizemos um post sobre turismo rural da cidade aqui) e cultural. Assim, atrai novos turistas e incentiva os que vem para compras a permanecer e conhecer um pouco mais. Esta é uma maneira de gerar maior visibilidade para nossa região.
A agência receptiva Classtur Turismo tem mais informações dessa e de outras rotas pelo site ou pelo fone (55) 3243-6060.
Fonte: SETUR - Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul.
Fonte: SETUR - Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário